terça-feira, 15 de junho de 2010

Jóia do colar do Faraó Tutankhamon não é deste planeta.

Há muitos mistérios que envolvem o Antigo Egito. Tutankhamon, último faraó da XVIII Dinastia e soberano de uma linhagem predestinada no trono do Egito, era também pertencente a uma raça cuja origem, segundo as Tradições, descendia dos "antigos divinos". Esta raça que veio de algum lugar ainda não inteiramente identificado. Muitos acreditam que, assim como outros povos antigos como os Maias, havia uma ligação com seres de outros planetas.

Mas vamos deixar a ficção de lado. Acredita-se que uma jóia (oval de tom amarelada na foto) que pertenceu ao Rei Tutankhamon, pode ter sido criada por um meteorito que entrou na atmosfera terrestre, explodindo depois e liberando uma quantidade de energia energia "10 mil vezes maior do que a energia liberada pela explosão de uma bomba atômica", disse o geofísico John Wasson.


A Autoridade de Recursos Minerais Egípcia disse que a jóia é composta de 98% de sílica ou vidro, e que é a jóia mais pura da sua espécie, encontrada no planeta somente em certa área do Deserto do Saara. Wasson também disse que o impacto que criou a jóia pode ser comparado ao "evento de Tunguska" que ocorreu em Tunguska, na Sibéria, em 1908, causador a derrubada de pelo menos 80 milhões de árvores, sem contudo deixar qualquer cratera de impacto visível. "Quando me veio à mente que ela precisava ter se formado num céu aquecido, pensei imediatamente no evento Tunguska," disse Wasson.

O evento foi recriado pelos pesquisadores através de uma simulação virtual de computador. Os resultados da simulação revelaram que o impacto de um meteorito, ou um evento similar como o de Tunguska, pode ter sido a causa da formação e aquecimento do solo em até aproximadamente 1800 graus Celsius, o que terá contribuído para que uma camada fina de vidro se formasse à superfície, no local do impacto.

Os pesquisadores também acrescentaram que eventos como este provavelmente acontecem apenas a cada 100 anos, mais ou menos. Wasson disse que provavelmente haverá mais impactos e que é "somente uma questão de tempo."

Fonte:
Kimberly Fu King Tut's gem may have formed from meteor collision Discovery Reports Canada July 21, 2006
Tut's gem hints at space impact BBC News July 19, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário