segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Egito: Eu Estava lá!

by Jackie Brasil


Sou professora de Inglês em São Leopoldo, onde resido com meus filhos. Decidi ir para o Egito conhecer de perto a cultura e principalmente o Islam, religião a qual eu me converti em junho do ano passado.
Cheguei em Cairo no dia 19 de janeiro. Amei tudo que vi. Na primeira semana foi tudo bem normal, passeios, idas a mesquitas, restaurantes,compras etc. Na segunda semana, começaram os conflitos.Protestos no centro de Cairo. Até aí tudo bem. Mas cada dia acontecia algo a mais. Começaram o vandalismo, quebrando e saqueando lojas, destruindo prédios do governo. No quinto dia de protesto todos os telefones foram cortados e a internet também.
Sem comunicação, minha familia e amigos ficaram achando o pior. Mas eu estava bem em um bairro chamado El Rehab, que fica 10 quilômetros do centro de Cairo.O protesto avançou e chegou em El Rehab também. Os moradores organizavam grupos para fazer a segurança dos prédios. Dia e noite guardavam as moradias e impediam que vândalos e marginais se aproximassem.Houve fuga de presos em três cadeias da cidade. A policia sumiu. Não havia polícia nem bombeiros. Prédios ficavam queimando por dias.
Mesmo assim, não tive medo. Continuei indo à mesquita rezar, indo ao mercado e lia o Alcorão. Mas estava sempre com a TV ligada e atenta às notícias. Sem poder me comunicar com minha família, os bancos todos fechados, lojas e restaurantes sem abrir achei melhor voltar para o Brasil duas semans antes do previsto. Voltei triste e feliz ao mesmo tempo. Triste por ter que deixar um país muito lindo e diferente de tudo que eu já conheci. Onde o povo é simpatico e muito educado. Com tantas coisa para ver e conhecer.
Mas feliz por ter feito parte desta histótia. De poder ter visto este povo dizer "chega de ditadura". Eu posso dizer "Eu estava lá".

Artigo publicado em Zero Hora (07/02/10)

Um comentário:

  1. Que legal que podes ver de perto tudo isso. Uma pena eu e meu marido não podermos participar. Muitas saudades daquela terra!!!

    ResponderExcluir